Essa matéria abaixo foi retirada do site Maxicar e pode ser vista aqui, mais fotos nesse aqui.
A verdadeira
história de uma lenda portuguesa
A imaginação de quem é aficionado
por automóveis antigos é como a das crianças: hiper fértil. Vive sonhando com
aquele clássico exclusivo e caríssimo. Em ver sua preciosidade recebendo um
prêmio super importante. Em ter uma garagem com pelo menos um carro para cada
dia da semana. Em encontrar um dia, assim, por acaso, um galpão lotado de
automóveis esquecidos no tempo. É justamente sobre esta última frase que trata
esta matéria!
Em meados do ano passado,
começou a circular pela internet uma história curiosa e envolta em mistério,
que contaremos mais a diante. Nós, aqui no Portal Maxicar tivemos contato com a
lenda pelo menos uma dezena de vezes: através de fóruns, de fotos recebidas por
e-mail, de apresentações montadas em Power Point, em comentários ouvidos em encontros. Diz o
ditado que “quem conta um conto, aumenta um ponto” e é a mais pura verdade. Sempre
que nos deparávamos com a tal história, ela era contada de um jeitinho um pouco
diferente.
Resolvemos então, no dia 25
de outubro publicar em nosso blog oficial um post sobre o assunto:
Verdade ou Lenda
Essa
é mais uma daquelas histórias envolvendo automóveis que circulam pela internet.
Aconteceu em Portugal.
Diz que o americano aposentado comprou uma chácara “de
porteira fechada”. O ímóvel estava abandonado há mais de 15 anos, pois seus
antigos proprietários haviam morrido. No local havia um galpão cujos enormes
portões de aço estavam fechados com solda. Quando foi conhecer o local, ele não
deu a menor importância ao enorme prédio, supondo tratar-se apenas de um local
onde pudessem estar guardadas coisas sem utilidade ou até mesmo estar vazio.
Negócio fechado, resolveu abrir o portão. Para sua surpresa, havia uma coleção com centenas de carros antigos empoeirados e trancafiados no local. Entre as raridades, alguns super clássicos mundias, que valem alguns milhares de dólares. Mas como todos esses carros foram parar lá?
Negócio fechado, resolveu abrir o portão. Para sua surpresa, havia uma coleção com centenas de carros antigos empoeirados e trancafiados no local. Entre as raridades, alguns super clássicos mundias, que valem alguns milhares de dólares. Mas como todos esses carros foram parar lá?
Em dezembro, uma nova versão
da lenda começou a circular e publicamos um novo post, uma espécie de retificação:
Fim do mistério (será?)
Você
se lembra daquela história de um galpão trancado com vários automóveis antigos
em Portugal? Pois é, o mistério foi desfeito e a verdade é bem outra, embora
com alguns fatos ainda obscuros. A coleção é composta por 280 automóveis, que
foram comprados ao longo de 80 anos, por 3 gerações da família do atual
proprietário, Sr. Antônio Ferreira de Almeida. Os carros ficaram trancados no
galpão desde 1975. Não foram cobertos para evitar a umidade entre a capa e
carroceria. Agora os carros estão a venda. Agora, se essa versão da história é
a verdadeira, só Deus sabe!
Há poucos dias recebemos de
Pedro Appleton, de Portugal, o seguinte e-mail:
Olá,
Reparei que tem no blog do Portal Maxicar uma noticia acerca dos carros antigos encontrados num armazém em Portugal - pois é a nossa empresa que está a vender esses carros. Posso lhes enviar por e-mail uma reportagem que saiu numa revista aqui em Portugal com toda a historia da colecção, visto que a vossa versão não corresponde bem à realidade.
Fico á espera de notícias suas.
Cumprimentos,
Pedro Appleton
Pois bem! Depois de trocarmos
algumas mensagens, Pedro nos enviou a reportagem completa, que foi publicada
pela revista Motor Clássico. A história real não tem o mesmo
glamour nem mexe tanto com o nosso imaginário quanto a lenda. Mas vamos a ela!
Quase tudo é fruto da
imaginação das pessoas, portuguesas ou brasileiras. Quem sabe? Mas alguma coisa
é verdadeira. Para começar, Antônio Ferreira de Almeida existe e é o feliz
proprietário da coleção. Tudo começou nos anos 1970, quando o empresário português
resolveu começar a comprar carros antigos, principalmente os fabricados nas
décadas de 50 e 60. Passados mais de 30 anos, sua frota possui hoje mais de 200
automóveis. São sobretudo carros europeus.
O galpão, cuja revista não
informa onde fica localizado (talvez propositalmente), está repleto de Lancia,
Alfa-Romeo, Lótus, Jaguar, Triumph, MG, Austin, Morris, Facel Veja, Citroén,
Simca, Peugeot, Mercedes-Benz, BMW, Opel, Porsche, Volvo... Alguns exemplares
possuem os modelos mais raros dentro de suas respectivas marcas. É o caso por
exemplo do Bristol 405 1954 ou o Saab 92B, o primeiro modelo da marca a ser
vendido em Portugal.
Mas há também muitos
representantes da indústria americana como Cadillacs, Buicks, Packards,
Oldsmobiles, Chevrolets, Fords e Nashs.
E nem mesmo as marcas
japonesas, tão difíceis de serem encontradas em coleções ocidentais de veículos
antigos, foram esquecidas: há um Honda S800 1967 e um Datsun 240 Z 1972.
Agora, Almeida resolveu
colocar quase toda sua coleção a venda. Ficará apenas com 20 automóveis,
escolhidos a dedo. Para isso montou a empresa Clássicos, LTD (www.classicosonline.com),
onde Pedro Appleton (aquele que nos enviou o e-mail) é diretor comercial. Os
carros estão sendo anunciados no site aos poucos, de acordo com a sua
proximidade das portas do enorme galpão, devido à facilidade de limpeza,
mobilidade e manutenção.
Alguns dos exemplares somente
serão mostrados durante o Salão Motorclassico, que acontece em Lisboa, no mês
de abril.
Apesar da grande quantidade de poeira e dá má aparência inicial, o acervo está em ótimo estado e nenhum carro sofreu com a ferrugem, já que o armazém possui baixíssimo índice de umidade. Necessitam apenas de uma boa limpeza. Custava passar um paninho de vez em quando?
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