Jay Leno é um comediante e apresentador norte-americano, grande amante de veículos, possui uma coleção gigantesca de carros, motos e itens relacionados, veja aqui Jay Leno´s Garage.
Entre tantos carros clássicos, raros e esportivos um sempre me despertou muito interesse o FODAL carro tanque ( Blastolene Special ).
Encontrei uma reportagem da Fullpower em uma visita a garagem que define perfeitamente essa ignorância em forma de Hot Rod.
Vai pilotar tanque!
Apesar de todas as raridades, curiosidades e projetos caros e
exclusivíssimos — que Jay Leno chama de “mais dinheiro do que cérebro”
—, nenhum carro da Big Dog Garage é tão impressionante quanto o
Blastolene Special. O roadster com carroceria de alumínio foi construído
pelo artista Randy Grubb. Leno decidiu comprá-lo depois de cansar de
explicar a seus amigos o porquê de não ter um hot rod em sua coleção.
“Decidi que teria o ‘maior’ e mais impressionante de todos”, explica o
apresentador.
Maior mesmo! Todas as dimensões do carro são “mega”! Ele mede 6,4 metros
de comprimento, pesa mais de 4 toneladas, utiliza pneus de caminhão e é
impulsionado por um gigantesco motor Continental AV-1750-5B — um V12 a
gasolina com 29 365 cm3. Isso mesmo, este propulsor era utilizado nos
tanques militares M-47 Patton, desloca quase 30 litros e rendeu o
apelido de “Tank Car” (carro tanque) ao Blastolene Special. Depois de
adquiri-lo, Leno achou que os 820 cv do Continental aspirado e o câmbio
de 4 marchas, com relações extremamente curtas, não eram suficientes
para empurrar o roadster. Primeiro, o câmbio de ônibus Greyhound foi
substituído por uma unidade automática Allison HD-4060 de seis marchas.
Mais tarde, um dos motores reserva do “carro tanque” foi enviado para a
Banks Power. Lá, o preparador Gale Banks — recordista de velocidade e
arrancada com picapes diesel — desenvolveu coletores de admissão,
flautas e corpos de borboleta para adaptar uma injeção Bosch Motorsport
MS 2.9.1, utilizada em alguns F1, no V12 refrigerado a ar. Gale também
instalou dois turbos Garrett TR-72T com caixas frias de magnésio, que
eram utilizados nos motores Toyota de Indy. Se fossem comercializados,
estes compressores custariam mais de US$ 10 mil cada. Apesar dos turbos
serem capazes de sustentar mais de 1 600 cv e permitirem que o motor
cruze a barreira dos 400 kgfm de torque, o carro só foi medido até os 1
200 cv no dino da Banks — depois disso, destracionou nos rolos. “Agora,
sim, tenho o hot rod supremo! Os pneus traseiros Super Single patinam a
130 km/h. Só espero nunca ter de frear de repente com meu tanque”,
comenta Leno.
Carro grande post grande, um vídeo da colocação das turbinas e medição no dinamômetro.
Carro grande post grande, um vídeo da colocação das turbinas e medição no dinamômetro.
Detalhe para a camiseta do mecânico bigodudo aos 0:46, é FADAL.
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