O intuito da criação desse blog nada mais é do que trazer ao público material
" FODAL " ou seja, coisas, acontecimentos, bizarrices, notícias e afins.


Pretendo expor um conteúdo bem diversificado e amplo, seguindo motivos e assuntos
dos mais diferenciados.


Com o início das postagens surgirão algumas categorias principais que acompanharão o blog.

Jay Leno - Carro tanque

Jay Leno é um comediante e apresentador norte-americano, grande amante de veículos, possui uma coleção gigantesca de carros, motos e itens relacionados, veja aqui Jay Leno´s Garage.
Entre tantos carros clássicos, raros e esportivos um sempre me despertou muito interesse o FODAL carro tanque ( Blastolene Special ).


Encontrei uma reportagem da Fullpower em uma visita a garagem que define perfeitamente essa ignorância em forma de Hot Rod.


Vai pilotar tanque!

Apesar de todas as raridades, curiosidades e projetos caros e exclusivíssimos — que Jay Leno chama de “mais dinheiro do que cérebro” —, nenhum carro da Big Dog Garage é tão impressionante quanto o Blastolene Special. O roadster com carroceria de alumínio foi construído pelo artista Randy Grubb. Leno decidiu comprá-lo depois de cansar de explicar a seus amigos o porquê de não ter um hot rod em sua coleção. “Decidi que teria o ‘maior’ e mais impressionante de todos”, explica o apresentador.

 Maior mesmo! Todas as dimensões do carro são “mega”! Ele mede 6,4 metros de comprimento, pesa mais de 4 toneladas, utiliza pneus de caminhão e é impulsionado por um gigantesco motor Continental AV-1750-5B — um V12 a gasolina com 29 365 cm3. Isso mesmo, este propulsor era utilizado nos tanques militares M-47 Patton, desloca quase 30 litros e rendeu o apelido de “Tank Car” (carro tanque) ao Blastolene Special. Depois de adquiri-lo, Leno achou que os 820 cv do Continental aspirado e o câmbio de 4 marchas, com relações extremamente curtas, não eram suficientes para empurrar o roadster. Primeiro, o câmbio de ônibus Greyhound foi substituído por uma unidade automática Allison HD-4060 de seis marchas. Mais tarde, um dos motores reserva do “carro tanque” foi enviado para a Banks Power. Lá, o preparador Gale Banks — recordista de velocidade e arrancada com picapes diesel — desenvolveu coletores de admissão, flautas e corpos de borboleta para adaptar uma injeção Bosch Motorsport MS 2.9.1, utilizada em alguns F1, no V12 refrigerado a ar. Gale também instalou dois turbos Garrett TR-72T com caixas frias de magnésio, que eram utilizados nos motores Toyota de Indy. Se fossem comercializados, estes compressores custariam mais de US$ 10 mil cada. Apesar dos turbos serem capazes de sustentar mais de 1 600 cv e permitirem que o motor cruze a barreira dos 400 kgfm de torque, o carro só foi medido até os 1 200 cv no dino da Banks — depois disso, destracionou nos rolos. “Agora, sim, tenho o hot rod supremo! Os pneus traseiros Super Single patinam a 130 km/h. Só espero nunca ter de frear de repente com meu tanque”, comenta Leno.

Carro grande post grande, um vídeo da colocação das turbinas e medição no dinamômetro.


Detalhe para a camiseta do mecânico bigodudo aos 0:46, é FADAL.

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